Ciência

Que tal uma tatuagem eletrónica capaz de monitorizar os seus batimentos cardíacos?


Uma equipa de investigadores da Universidade de Colorado acaba de criar um dispositivo bastante curioso. Trata-se de uma espécie de “tatuagem electrónica” que, uma vez fixada no corpo da pessoa, é capaz de captar sua voz e até mesmo monitorizar os seus batimentos cardíacos. E tem mais: o aparelho, embora seja minúsculo, pode ser usado em conjunto com sistemas wireless para transmitir essas informações pela internet.

Pesando apenas 0,3 gramas, o gadget é menor do que uma moeda de um centavo de dólar. A sua composição é simples: acoplado ao circuito principal encontra-se um acelerómetro ultra-sensível que consegue sentir todas as vibrações do seu corpo, incluindo aquelas causadas pelo funcionamento dos músculos e pela viagem do sangue através das veias. Por outro lado, um eléctrodo capta os sinais eléctricos que viajam pelo sistema nervoso.

Com isto, a invenção consegue registar praticamente qualquer evento que ocorre no interior do corpo da pessoa, incluindo a abertura das válvulas do coração e o trabalho das suas cordas vocais. Isso faz com que o gadget possa ser usado para uma infinidade de aplicações, incluindo usos médicos e reconhecimento de voz (que tal controlar o seu computador com comandos ditados através de um aparelho minúsculo?).

O estudo completo, explicando as etapas de fabrico e funcionamento desta “tatuagem electrónica”, foram publicados no dia 16 de Novembro no jornal científico Science Advances. Caso tenha interesse em conhecer os detalhes técnicos desse evento, clique aqui e confira o relatório dos investigadores na íntegra (em inglês).


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.