Tutoriais

Dica: recupere arquivos apagados do Android


Os smartphones estão com cada vez mais memória interna, além de aceitarem cartões microSD imensos. É um alívio para colocar fotos, vídeos, músicas e outros arquivos. O problema é que basta só um comando errado e tudo se apaga. Se você teve algum arquivo, foto ou vídeos apagados do Android e não fez backup, calma que ainda há solução.

Usando apenas o telemóvel:

Você precisa ter acesso ao root do smartphone, que é uma forma de desbloquear o acesso de quase tudo do aparelho. Muito mais do que o fabricante quer que você aceda. Lembramos que este acesso usado indevidamente pode trazer consequências, se você apagar ou alterar o que não deve.

Há dois ótimos aplicativos que você pode usar para o Android. O primeiro é o DiskDigger e o segundo éUndeleter for Roor Users. Ambos funcionam de forma semelhante, com visual bastante amigável e lúdico. O DiskDigger é capaz até de encontrar e recuperar arquivos da memória externa, ou seja, o cartão microSD.

DiskDigger Undeleter

DiskDigger (esquerda) e Undeleter (direita)

O DiskDigger é bem simples. Basta abrir o app, tocar no ícone Iniciar Varredura Integral e ele listará tudo que foi encontrado e que pode ser recuperado. Selecione o que você quer tirar  e carregue em Recuperar. Depois disso é só escolher onde você quer que o arquivo fique após voltar da “morte” e, pronto. Dá para escolher guardar no próprio aparelho, ou então na “nuvem” em serviços como o Google Drive, Gmail, Dropbox e até um servidor de FTP.

Já o Undeleter funciona quase que de forma idêntica, muda apenas que ele colocar o arquivo para o local onde estava originalmente. Além disso, este app separa, em abas, tipos de arquivos por músicas, vídeos, fotos, arquivos genéricos e outros.

Pelo PC:

A melhor opção, que além de tudo é gratuita, é o Recuva – da mesma empresa que faz o CCleaner. Com ele instalado, coloque o cartão de memória no computador (pode ser por um leitor nativo, ou mesmo um adaptador USB). Abra o programa, escolha a opção All Files, clique em avançar e depois basta escolher o local específico de seu leitor de cartões (a letra da unidade). Clique em Iniciar.

Recuva

Aparecerá uma lista com os arquivos (se você tem muitos arquivos no microSD, esta lista levará bastante tempo para ser carregada). Escolha aqueles que quer recuperar e depois clique em Recuperar, escolha um local de armazenamento e pronto. É só esperar que o processo termine.

O que limita o seu uso é que ele não consegue ler o que está na memória interna. Apenas é possível recuperar o que está na memória externa. Outro ponto importante é que nenhuma destas apps, ou do programa, faz mágia. Não há qualquer garantia de que o arquivo que você apagou seja recuperado.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.